Extra

Final da Copa América terá público nas arquibancadas

Da Redação

09 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)

Prefeitura do Rio libera 10% da capacidade de cada setor do Maracanã para a partida entre Brasil e Argentina. Torcedores deverão apresentar teste negativo e respeitar um espaçamento

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: RICARDO MORAES/REUTERS – 16.07.2016

Vista aérea do Maracanã, no Rio de Janeiro. Estádio está longe, ao fundo. No primeiro plano, o Cristo Redentor abre os braços e parece encarar a arena.

Vista aérea do Maracanã, no Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro liberou a presença de público nas arquibancadas do Maracanã para a final da Copa América, entre Brasil e Argentina, que será disputada na noite deste sábado (10). Os torcedores poderão ocupar 10% da capacidade de cada setor do estádio, que tem lotação máxima de 78 mil pessoas. Não haverá venda de ingressos.

O acesso à partida ficará condicionado à apresentação de um teste PCR negativo para a covid-19 realizado até 48 horas antes do jogo.Além disso, os torcedores deverão permanecer sentados respeitando um espaçamento mínimo de dois metros entre cada pessoa ou família. Também deverão ser observadas as regras sanitárias em vigência no Rio, como o uso de máscaras em espaços públicos.

A última partida com público no Maracanã foi a final da Copa Libertadores, entre Palmeiras e Santos, realizada no final de janeiro. Naquela ocasião os torcedores ficaram concentrados em um único setor do estádio, o que gerou críticas e uma multa à Conmebol . A intenção é que na Copa América o público seja dividido entre os setores.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse ver com bons olhos a presença de torcedores no Maracanã. “Não deixa de ser um evento teste para nós, neste momento em que as notícias já são melhores. E a gente começa, se Deus quiser, a viver uma transição”, afirmou segundo o portal Globo Esporte.

No sábado (10), torcedores se aglomeraram na retirada de ingressos no Maracanã, e um laboratório alertou a Conmebol para o uso de laudos fraudados de testes PCR entre convidados.

Na sexta-feira (9), dia do anúncio, a média diária de mortes por covid-19 era de 1.441, um número ainda alto, mas o patamar mais baixo desde março. Com o avanço da vacinação e a queda na ocupação de leitos de UTI pelo país, autoridades já projetam a volta definitiva do público aos estádios. Na quinta-feira (8), o governo de Minas Gerais liberou a presença de torcida em jogos de futebol, sem limite de público mas com a obrigação de uso de máscaras, nas cidades onde a pandemia de acordo estiver controlada com os critérios estaduais. Essa determinação ainda precisa ser validada pela federação local. Na terça-feira (6), o governador de São Paulo João Doria (PSDB) deu uma entrevista afirmando que pretende começar a abrir gradualmente as arquibancadas em outubro.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas