Incêndios voltam a atingir Pantanal após onda de fogo em 2020
Da Redação
12 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)Especialistas afirmam que crise hídrica e baixa umidade na região podem levar a nova série de queimadas. Chamas destruíram 28% do bioma no último ano
Temas
Compartilhe
Trabalhador de uma fazenda tenta conter fogo no Pantanal, em Mato Grosso
Focos de incêndio voltaram a se espalhar pelo Pantanal sul-matogrossense entre sábado (10) e domingo (11), menos de um ano depois de o bioma ter perdido mais de um quinto de sua vegetação para uma onda recorde de fogo em 2020. Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, as chamas consumiram mais de 30 km² no fim de semana.
A região mais atingida foi a de Banhado do Rio da Prata, onde fica a cidade de Bonito (MS). Além de destruir a vegetação, os focos de incêndio mataram animais , relataram o portal G1 e O Estado de S.Paulo. A falta de chuvas em 2021 e a baixa umidade do ar favorecem a propagação do fogo.
Cerca de 100 bombeiros estão no Pantanal para combater os incêndios. Ao G1, o secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, disse que pediu apoio ao governo federal, mas não teve retorno .
Especialistas apontam que, depois do estrago em 2020, o Pantanal corre o risco de ter incêndios ainda piores em 2021. Com a crise hídrica, o bioma tem passado por uma nova estiagem antes de se recuperar do impacto do fogo em 2020.
28%
da área do Pantanal foi afetada por incêndios em 2020, segundo o Instituto SOS Pantanal
Embora a seca facilite a expansão dos incêndios no Pantanal, os focos registrados em 2020 não tiveram causas naturais. Estudo de abril de 2021 dos Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul mostra que quase 60% dos incêndios do ano anterior foram provocados por ação humana .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas