Extra

Incêndios voltam a atingir Pantanal após onda de fogo em 2020

Da Redação

12 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)

Especialistas afirmam que crise hídrica e baixa umidade na região podem levar a nova série de queimadas. Chamas destruíram 28% do bioma no último ano

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 26.AGO.2020

Homem segura mangueira que despeja água em solo em chamas. Ao fundo, luz laranja toma cenário de árvores

Trabalhador de uma fazenda tenta conter fogo no Pantanal, em Mato Grosso

Focos de incêndio voltaram a se espalhar pelo Pantanal sul-matogrossense entre sábado (10) e domingo (11), menos de um ano depois de o bioma ter perdido mais de um quinto de sua vegetação para uma onda recorde de fogo em 2020. Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, as chamas consumiram mais de 30 km² no fim de semana.

A região mais atingida foi a de Banhado do Rio da Prata, onde fica a cidade de Bonito (MS). Além de destruir a vegetação, os focos de incêndio mataram animais , relataram o portal G1 e O Estado de S.Paulo. A falta de chuvas em 2021 e a baixa umidade do ar favorecem a propagação do fogo.

Cerca de 100 bombeiros estão no Pantanal para combater os incêndios. Ao G1, o secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, disse que pediu apoio ao governo federal, mas não teve retorno .

Especialistas apontam que, depois do estrago em 2020, o Pantanal corre o risco de ter incêndios ainda piores em 2021. Com a crise hídrica, o bioma tem passado por uma nova estiagem antes de se recuperar do impacto do fogo em 2020.

28%

da área do Pantanal foi afetada por incêndios em 2020, segundo o Instituto SOS Pantanal

Embora a seca facilite a expansão dos incêndios no Pantanal, os focos registrados em 2020 não tiveram causas naturais. Estudo de abril de 2021 dos Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul mostra que quase 60% dos incêndios do ano anterior foram provocados por ação humana .

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas