Pfizer diz que vacina é segura e eficaz para crianças de 5 a 11 anos
Da Redação
20 de setembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h24)Farmacêutica americana e a empresa BioNTech anunciaram que a resposta imune e o perfil de segurança foi comparável ao da faixa etária de 16 a 25 anos, que havia sido testada previamente
Temas
Compartilhe
Profissional de saúde prepara dose de vacina da Pfizer/BioNTEch em Toronto, no Canadá
A Pfizer e a BioNTech afirmaram nesta segunda-feira (20) que a vacina contra a covid-19 que desenvolveram em parceria é segura e induz uma resposta imune “robusta” em crianças de 5 a 11 anos de idade. A farmacêutica americana e a empresa alemã de biotecnologia anunciaram que pretendem pedir autorizaçãoàs autoridades sanitárias dos Estados Unidos, da Europa e de outras regiões para que a vacina seja aplicada na faixa etária.
As empresas disseram que os resultados obtidos nos testes realizados se comparam ao que foi observado entre pessoas de 16 a 25 anos de idade. O perfil de segurança também foi, no geral, comparável ao da faixa etária dos jovens adultos, afirmaram. A dose utilizada representa um terço da aplicada em pessoas com 12 anos ou mais.
“O perfil de segurança e os dados de imunogenicidade em crianças de 5 a 11 anos vacinadas com uma dose mais baixa são consistentes com aqueles que observamos com nossa vacina em outras populações mais velhas com uma dose mais alta”
Os resultados foram anunciados em um comunicado que não incluiu dados detalhados do ensaio. As descobertas ainda não foram revisadas por pares nem publicadas em revista científica.
A Pfizer é a única vacina que pode ser aplicada em menores de idade no Brasil. O imunizante pode ser usado em adolescentes a partir dos 12 anos, conforme autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitida em junho 2021. Em 15 de setembro, o Ministério da Saúde publicou nota informativa desencorajando a vacinação de jovens sem comorbidades, decisão que representou a adesão da pasta comandada pelo ministro Marcelo Queiroga ao anticientificismo . A medida foi criticada por especialistas e considerada sem embasamento pela Anvisa.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas