Extra

Rússia destrói torre de TV em Kiev e prédio público em Kharkiv

Da Redação

01 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h22)

Comunicado do Ministério da Defesa russo avisa ucranianos que moram perto de órgãos estatais e de infraestrutura para deixarem suas casas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: VALENTYN OGIRENKO/REUTERS – 24.FEV.2022

Visão aérea de Kiev com fumaça preta próxima a prédios.

Fumaça próxima ao Ministério da Defesa em Kiev

O Ministério da Defesa da Rússia emitiu um comunicado nesta terça-feira (1º) alertando moradores de Kiev sobre seus próximos alvos, órgãos estatais e de infraestrutura, e avisando a eles para saírem desses locais.

O alerta sobre a capital, cuja conquista tem sido mais difícil do que o esperado, acontece num dia marcado por uma grande explosão que atingiu a prefeitura de Kharkiv, segunda maior cidade do país. Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, 10 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas. Veja o vídeo abaixo, compartilhado pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Agora, o Ministério da Defesa diz que os alvos na cidade serão o Serviço de Segurança da Ucrânia e o 72º Centro de Informações e Operações Psicológicas, além de estações de retransmissão. Imagens de satélite mostram um enorme comboio russo se movimentando em direção a Kiev.O Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou que a torre de televisão da capital foi atacada no final da tarde desta terça (28), horário local. Segundo a agência de notícias Interfax, cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas.

Na segunda (28) a Procuradoria do Tribunal Penal Internacional informou que iria tomar providências para investigar possíveis crimes de guerra cometidos pelas autoridades russas na Ucrânia. Há suspeitas de que bombas de fragmentação, capazes de atingir de forma indiscriminada dezenas de civis , estão sendo usadas nos ataques.

“Instamos os cidadãos ucranianos envolvidos por nacionalistas ucranianos em provocações contra a Rússia, bem como os residentes de Kiev que vivem perto de estações de retransmissão, a deixar suas casas”

Ministério da Defesa da Rússia

em comunicado no dia 1º de março de 2022

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas