Extra

PSB oficializa indicação de Alckmin para vice na chapa de Lula

Da Redação

08 de abril de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h26)

Em evento, ex-governador afirmou que momento é de ‘generosidade, grandeza política, desprendimento e união’. PT precisa aprovar nome em procedimento interno

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: REPRODUÇÃO/BAND NEWS

Lula e Alckmin junto com Carlos Siqueira (PSB) e Gleisi Hoffman (PT) no evento que aconteceu na manhã desta sexta em São Paulo

Lula e Alckmin junto com Carlos Siqueira (à esq.) e Gleisi Hoffman em evento em São Paulo

O PSB oficializou nesta sexta-feira (8) a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleição presidencial de 2022. O evento ocorreu em um hotel na zona sul de São Paulo e contou com a presença do presidente do PSB, Carlos Siqueira, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de representantes de outros partidos de esquerda, como PSOL e PCdoB.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o ex-governador do estado Marcio França (PSB), que desempenharam papéis importantes na articulação dessa aliança, também marcaram presença. Ambos são cotados como candidatos ao governo do estado, maior colégio eleitoral do Brasil, e podem vir a se enfrentar na disputa eleitoral.

No evento, o PSB entregou uma carta ao PT.Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo, diz um trecho do documento.

Alckmin afirmou no evento que o momento é de “generosidade, grandeza política, desprendimento e união”. Em seguida, Lula disse que amissão de recuperar o país talvez seja mais difícil do que ganhar as eleições.

Agora que recebeu oficialmente a indicação de Alckmin, o PT precisa aprová-la em um procedimento interno. A aliança entre os dois políticos— antigos rivais nas eleições de 2006 — vinha sendo discutida desde 2021. Em dezembro, Alckmin deixou o PSDB, partido que ajudou a fundar, pensando na aliança. Após o avanço das conversas, filiou-se ao PSB em março.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas