Extra

Casos de dengue no Brasil disparam e crescem 113% em 2022

Da Redação

02 de maio de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h29)

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que país atingiu em quatro meses o mesmo patamar de casos de 2021

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: PAULO WHITAKER/REUTERS

Detalhes do mosquito do aedes aegypti geneticamente modificado. O inseto tem cor marrom e manchas claras

Mosquito do aedes aegypti geneticamente modificado

Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2) mostra a expansão do surto de dengue no Brasil: de acordo com o documento, até o dia 23 de abril o país registrou 542 mil casos . Em comparação com o ano de 2021, o crescimento foi de 113,7% para o mesmo período.Segundo o boletim, 160 mortes por dengue foram confirmadas no país em 2022.

Entre as regiões, a Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência, com 920,4 casos para cada 100 mil habitantes, com destaque para duas cidades: a capital de Goiás, Goiânia, com 31.189 casos, e Brasília (DF), com 29.928 casos. A segunda com mais registros de dengue é a região Sul, com 427 casos para cada 100 mil habitantes.

No ano de 2021, o Brasil somou 544 mil casos. Logo, os índices de 2022 registrados nos primeiros quatro meses de 2022 representam o mesmo montante de todo o ano passado.

O aumento é explicado por fatores como o as chuvas intensas no Brasil, que castigou diversas cidades no final de 2021 e começo de 2022, clima que é favorável ao mosquito, explicou a bióloga e epidemiologista Cláudia Codeço , pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em entrevista para a BBC Brasil. O acúmulo de água favorece a proliferação doaedes aegypti, o mosquito causador da doença. Falhas nos sistemas de vigilância epidemiológica por causa do foco na covid-19 são outros fatores apontados por especialistas para o aumento.

O Ministério da Saúde diz no boletim que recomenda aos estados e municípios intensificação na vigilância e na comunicação dos riscos. A pasta afirma que distribuiu para os estados cerca de 40 milhões de pastilhas de larvicida para tratamento de depósitos e recipientes de água.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas