Extra

Bivar desiste de candidatura à Presidência e vai disputar Câmara

Da Redação

31 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h37)

Deputado fez anúncio após tentativa de articular acordo para apoiar Lula no primeiro turno. Partido com maior fatia do fundo eleitoral e mais tempo de TV, União Brasil pode lançar senadora Soraya Thronicke ao Planalto

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: NULL/REPRODUÇÃO/YOUTUBE MIGUEL COELHO – 31.07.2022

Deputado federal Luciano Bivar durante convenção estadual do União Brasil, no Recife (PE)

Deputado federal Luciano Bivar durante convenção estadual do União Brasil, no Recife (PE)

O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) afirmou neste domingo (31) que não será mais candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Presidente do União Brasil, Bivar pretende se reeleger para a Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito durante convenção estadual do partido em Recife, Pernambuco.

A decisão foi anunciada após uma tentativa de formação de aliança com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo notícias de bastidores, Bivar tentou atrair apoio do União Brasil para a candidatura do petista ainda no primeiro turno, mas não conseguiu convencer os integrantes da legenda, queconta com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O União Brasil tem o maior tempo de propaganda de rádio e televisão.

O União Brasil já havia ensaiado uma união ao MDB e PSDB na chamada terceira via , mas também desistiu. Optou por lançar uma pré-candidatura própria, mesmo que sem expressão – Bivar não chegou a pontuar na mais recente pesquisa Datafolha –, o que possibilita focar nas campanhas para o Legislativo

Resolvi voltar e continuar na Câmara federal com a ajuda de vocês para que a gente possa continuar presidindo o partido com a força que tem o nosso partido e os nossos parlamentares”, disse Bivar durante a convenção no Recife.O deputado também falou da possibilidade de a legenda lançar como candidata à Presidência a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), fechando uma aliança com o Podemos. Thronicke foi eleita em 2018 na onda antipetista, e tem mais quatro anos de mandato no Senado Federal.

Criado em 2022 a partir da fusão de PSL (Partido Social Liberal) e DEM (Democratas), o União Brasil tem a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados e o maior volume de recursos dos fundos eleitoral e partidário disponíveis para as eleições de 2022. Em 2018, o PSL lançou a candidatura de Bolsonaro para a Presidência, enquanto o DEM ficou neutro na disputa. Bivar era presidente do PSL, mas depois rompeu com Bolsonaro.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas