PTB lança candidatura de Roberto Jefferson à Presidência
Da Redação
01 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h37)Ex-deputado não pôde comparecer presencialmente à convenção do partido porque cumpre prisão domiciliar no âmbito do inquérito que o investiga por suspeitas de ataques a instituições democráticas
Temas
Compartilhe
Roberto Jefferson, que cumpre prisão domiciliar, é lançado candidato à Presidência pelo PTB
O PTB lançou oficialmente nesta segunda-feira (1 º) a candidatura do ex-deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. O presidente de honra da sigla não pôde comparecer à convenção do partido, realizada em um hotel em Brasília, porque está em prisão domiciliar no âmbito do inquérito que o investiga por suspeitas de ataques às instituições democráticas. O ex-parlamentar também foi condenado e cumpriu pena no processo do mensalão.
Jefferson teve sua candidatura aprovada por aclamação. Como não pode comparecer, enviou um vídeo ao evento no qual afirma que o objetivo de sua candidatura é servir como linha auxiliar da campanha de Jair Bolsonaro, de quem é aliado. O mandatário disputa a reeleição pelo PL.
Jefferson se disse “fã” das ideias de Bolsonaro e que seu plano é somar forças, já que o presidente teria, segundo ele, um “eleitorado inibido”. Em sua visão, Bolsonaro estaria “sozinho contra tudo e contra todos” na disputa, “enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com tentáculos na forma de múltiplas candidaturas”.
“Nossa ação não se opõe a Bolsonaro. Confronta a abstenção, preenchendo alguns nichos de opção ao eleitorado direitista (…) Não desejo inibir nenhum companheiro que deseja apoiar, no partido, o presidente à sua reeleição. Apoie. Ao final, estaremos juntos”,
Porém, as pretensões eleitorais ao Palácio do Planalto podem esbarrar em problemas judiciais, já que ele cumpre prisão domiciliar desde janeiro. Em junho, Jefferson tornou-se réu em umprocesso no Supremo Tribunal Federal acusado de crimes de homofobia, calúnia e incitação ao crime de dano ao patrimônio da União, relacionados a publicações e entrevistas dadas por ele entre fevereiro e julho de 2021. São citadas falas em que o ex-parlamentar incentivou a invasão do Senado e a destruição do prédio do Tribunal Superior Eleitoral e quando comparou a população LGBTI+ a “drogado, traficante, assaltante de banco”, entre outros crimes.
A convenção contou com a participação do deputado federal Daniel Silveira (RJ), que apesar de estar inelegível também foi lançado pelo partido como candidato ao Senado, pelo Rio de Janeiro. O ex-senador Delcídio do Amaral, preso sob acusação de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato (e que por fim fez um acordo de delação premiada), também marcou presença .
Roberto Jefferson ficou conhecido por ter integrado a base de diferentes governos. Ganhou destaque na gestão de Fernando Collor de Mello, quando ficou conhecido por integrar a “tropa de choque” do então presidente. Integrou a base do governo Lula e denunciou o mensalão, esquema de mesadas a partidos aliados. Atualmente é um aliado contundente de Bolsonaro.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas