Argentina é tricampeã da Copa. E Messi enfim chega lá
Da Redação
18 de dezembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h51)Após placar de 2 a 2 no tempo regulamentar, com ampliação para 3 a 3 na prorrogação, time sul-americano supera a França nos pênaltis. Astro argentino fez dois gols. Estrela francesa, Mbappé fez três
Temas
Compartilhe
Seleção argentina comemora após gol na final da Copa do Mundo do Qatar
A Argentina é a campeã da Copa do Qatar e tricampeã do mundo (1978, 1986 e 2022). Na disputa contra a França, vencedora do torneio anterior, na Rússia, a seleção argentina venceu nos pênaltis, por 4 a 2.
O atacante Lionel Messi, que jogou sua provável última Copa do Mundo, fez dois gols no tempo regulamentar e disputou o posto de estrela da partida com o francês Mbappé, que marcou três gols para a seleção francesa — e terminou como artilheiro da Copa, com oito gols ao todo.
O tricampeonato argentino quebra de um jejum de 36 anos dos hermanos e de 20 anos de seleções sul-americanas.
O jogo deste domingo (18) aconteceu no estádio de Lusail, próximo da capital Doha, e contou com um público de mais de 88 mil pessoas.
A Argentina dominou o primeiro tempo.Aos 22 minutos, o capitão Messi abriu o placar com um gol de pênalti. Naquele momento, ele era o artilheiro da competição, com seis gols, seguido atacante francês Mbappé , que tinha cinco . Aos 35 minutos, em uma jogada da qual Messi participou, Di María marcou mais um para a seleção alviceleste.
No segundo tempo, a França se animou, mas ainda assim as chances de gol não aconteceram. Aos 16 minutos do segundo tempo, os números impressionavam: a Argentina já tinha finalizado nove vezes, enquanto a França não tinha tido nenhuma finalização.
Aos 33 minutos do segundo tempo, o vento virou para a França, após sofrer um pênalti. Mbappé marcou se igualou a Messi na artilharia da Copa. Um minuto e 34 segundos depois, em uma jogada rápida, Mbappé marcou um golaço, pegando de primeira dentro da área.
Acabado o tempo regulamentar, o jogo foi para a prorrogação. Ambas as seleções se empenharam minuto a minuto. No primeiro tempo de 15 minutos, a disputa seguiu no 2 a 2. Mas aos três minutos do segundo tempo da prorrogação, Messi marcou mais um.
Só que aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, a França sofreu um novo pênalti. Mbappé marcou, somando oito gols no torneio. Ele também fez um feito histórico: tornou-se o jogador com mais gols em finais de Copa do Mundo. Ele superou os ingleses Geoff Hurst, o francês Zinedine Zidane e aos brasileiros Pelé e Vavá.
O atacante Lionel Messi em sua provável última Copa do Mundo
Deixando de lado a rivalidade com o país vizinho, muitos brasileiros torceram pela seleção argentina nessa disputa. Em entrevista ao Nexo , o jornalista da ESPN Leonardo Bertozzi afirmou que a admiração ao Messi transcende a seleção argentina. “Quem está torcendo pela Argentina, está por admiração a Messi e a carreira brilhante dele. Muitos veem que ele merece esse título de Copa”.
A estreia de Messi na seleção argentina aconteceu em 2005, em uma disputa amistosa contra a Hungria, quando o atacante tinha 18 anos. Em 2006, Messi se tornou o jogador mais jovem a representar a Argentina em uma Copa do Mundo, essa realizada na Alemanha, e o sexto mais jovem a marcar um gol na história do torneio – à época, tinha 18 anos e 357 dias.
Na partida que o consagrou como campeão mundial, Messi também quebrou o recorde de jogador que mais disputou partidas em Copas do Mundo — 26 jogos. Com cinco competições mundiais pela seleção argentina, Messi também bateu Diego Maradona e Javier Mascherano no recorde de argentino que mais disputou copas. Ambos disputaram quatro Copas na carreira.
O atacante que já tem uma carreira brilhante no esporte, com sete títulos de melhor jogador do mundo pela Fifa e seis vezes o Chuteira de Ouro da UEFA, que é a Liga dos Campeões da Europa, conquistou agora o título que faltava para consagrar seu nome no futebol mundial— após ter sido vice em 2014, na Copa do Brasil.
Comparado aos melhores do mundo, Messi agora chegou lá, igualando-se ao astro Maradona ao colocar a mão na taça.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas