Trégua termina, e Hamas e Israel retomam ataques
Da Redação
01 de dezembro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h14)Grupo extremista e governo israelense se acusam de violar acordo de cessar-fogo temporário. Novos bombardeios matam 109 palestinos
Temas
Compartilhe
Fumaça em Gaza após ataque israelense
O acordo de trégua entre Hamas e Israel expirou nesta sexta-feira (1º), e os dois lados retomaram os ataques.
Os israelenses bombardearam o território da Faixa de Gaza, deixando 109 mortos, segundo o Ministério da Saúde palestino. Já o grupo extremista lançou foguetes contra Israel, que atingiram áreas desabitadas.
7
dias foi o tempo de duração da trégua para troca de reféns
Os dois lados se acusaram de violar o acordo de trégua. Israel afirmou que o Hamas lançou foguetes contra o sul do país pouco antes de o cessar-fogo temporário expirar. Já o grupo extremista disse que o governo israelense descumpriu o trato ao impedir que caminhões com combustível chegassem ao norte de Gaza, como contou o site da BBC Brasil.
Israel afirma que agora pretende atacar o sul de Gaza, onde 2 milhões de pessoas estão abrigadas. Grupos humanitários disseram nesta sexta-feira (1º) que o plano pode levar a região ao ponto de ruptura. “Basicamente, não há nenhum lugar para onde as pessoas possam ir”, disse, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Danila Zizi, gerente nacional da instituição Humanidade e Inclusão na Palestina.
A trégua, que começou no dia 24 de novembro, permitiu a liberação de dezenas de prisioneiros palestinos que estavam detidos em prisões israelenses e de reféns do Hamas que foram capturados em Israel, como mostrou o portal UOL. O cessar-fogo temporário também viabilizou a entrada de caminhões com ajuda humanitária em Gaza.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas