Alemanha aprova lei que libera uso restrito de maconha
Da Redação
23 de fevereiro de 2024(atualizado 23/02/2024 às 18h48)Governo diz que a liberação tem objetivo reprimir mercado ilegal e prevenir acesso de crianças e adolescentes à droga. Consumo entre menores de 18 anos tem aumentado sob regras proibitivas
Temas
Compartilhe
Plantas de maconha
O parlamento alemão aprovou nesta sexta-feira (23) uma lei que legaliza o consumo limitado de maconha no país para maiores de 18 anos.
A legislação, aprovada por 407 votos a 226, foi proposta pela coalizão do chanceler Olaf Scholz e deve entrar em vigor até 1º de abril. A lei permite:
Karl Lauterbach, ministro da Saúde, disse que a liberação tem dois objetivos: “reprimir o mercado ilegal e prevenir que crianças e adolescentes consumam cannabis”, como registrou o site da agência Reuters. Segundo ele, o consumo da droga entre menores de 18 anos tem aumentado a cada ano, apesar da lei vigente. A oposição acusou Lauterbach de promover o uso de drogas.
4,5 milhões
é o número estimado de pessoas que consomem maconha na Alemanha
A lei também vai permitir “clubes de maconha”, para produção em maior escala. Esses grupos vão poder ter até 500 membros adultos e só eles poderão consumir o que for produzido. O site do canal francês Euronews explicou que esses clubes só devem ser liberados a partir de 1º de julho.
A Alemanha é o terceiro país da Europa e o nono do mundo a legalizar o uso recreativo de maconha, como contou o site do canal americano CNN. Em algumas nações, como Estados Unidos e Austrália, as regras para o uso variam em cada estado.
O Nexo agora tem um canal no WhatsApp!
Você pode se inscrever neste link
Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas