Gráfico

Quanto ganham desembargadores e juízes no Brasil

Rodolfo Almeida e Gabriel Zanlorenssi

21 de dezembro de 2017(atualizado 12/11/2024 às 17h45)

Teto salarial da magistratura é de R$ 33,7 mil, mas muitos chegam a receber acima disso. Veja dados de novembro do rendimento de magistrados

Compartilhe

* Observações: existe ainda a categoria de outros auxílios que inclui, por exemplo, auxílio natalidade (para o nascimento de filhos) e auxílio funeral. Como o número de juízes que recebem estes auxílios é baixo, eles não foram incluídos no primeiro gráfico.

Até o fechamento deste gráfico, seis tribunais não haviam divulgado os salários de seus magistrados. São eles: Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas; Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia; Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará); e Conselho da Justiça Federal.

Os tribunais eleitorais não foram incluídos no penúltimo gráfico.

Nos gráficos de distribuição dos valores, as escalas foram interrompidas em R$ 100 mil para melhor visualização dos dados, no entanto, existem 47 magistrados que recebem acima desse valor.

Fonte: CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 2017.

Colaborou (checagem de informações): Luciana Zaffalon, advogada, mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e supervisora-geral do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).

ESTAVA ERRADO:Uma versão anterior deste gráfico afirmava que o Imposto de Renda pode levar até 27,5% do salário de um juiz. Essa informação estava incorreta e foi corrigida às 16h do dia 4 de janeiro de 2018.

 

Navegue por temas