Gráfico

Números da indústria de games: receita, jogadores e espectadores

Rodolfo Almeida e Gabriel Maia

26 de junho de 2018(atualizado 28/11/2024 às 10h29)

Em 2017, ganhos da indústria de jogos eletrônicos eram duas vezes maiores que os de streaming de música, mesmo tendo menos usuários

Compartilhe

.centrado{ margin: 0 auto; width: 70%; }

GLOSSÁRIO

STEAM

É uma plataforma online de gerenciamento, compra e compartilhamento de jogos e direitos digitais lançada em 2003 pela Valve. Atualmente conta com cerca de 65 milhões de usuários ativos e se tornou o principal serviço do gênero para jogos de computador, com milhares de títulos distribuídos em seu catálogo.

TWITCH

É um site de “streaming” de jogos fundado em 2011, focado principalmente na transmissão ao vivo de partidas de jogos de videogame, além da exibição de campeonatos oficiais de diversos títulos. A plataforma foi comprada pela Amazon em 2014.

STREAMERS

São jogadores que transmitem (ou fazem o “streaming”, originando o termo) ao vivo os jogos que estão jogando para uma plateia de espectadores que acompanha e participa da transmissão por meio de mensagens em um chat em plataformas como o Twitch, YouTube e Facebook.

EARLY ACCESS

É um modelo de financiamento na indústria de videogames em que os consumidores compram uma versão inacabada do jogo, garantindo o acesso à versão finalizada, quando estiver disponível, enquanto o desenvolvedor utiliza esses recursos para continuar a trabalhar no desenvolvimento do produto. Quando um jogo é lançado neste modelo, diz-se que foi lançado “em early access”.

MOBA

Sigla para “Multiplayer Online Battle Arena” (“arena de batalha online multijogador”, em tradução livre), é um gênero de jogos popular em campeonatos de eSports em que o jogador controla um único personagem (comumente chamado de “herói”) em uma batalha entre dois times cujo objetivo final é derrotar a base do time inimigo.

FPS

Sigla para “First-Person Shooter”, é o nome dado aos jogos de tiro em primeira pessoa, em que a perspectiva do jogador é a mesma do personagem que controla (ou seja, a câmera corresponde aos “olhos” do personagem) e cuja mecânica ou objetivo principal é centrado no combate com armas de fogo.

SURVIVAL

Traduzido livremente como “jogo de sobrevivência”, é um gênero de jogos em que o jogador é colocado em um ambiente hostil e perigoso e deve coletar e administrar recursos, encontrar ou construir abrigos e ferramentas e sobreviver pelo maior tempo possível.

OPEN WORLD

Traduzido livremente como “mundo aberto”, é um tipo de jogo em que o jogador pode se mover livremente por um mundo aberto (seja uma cidade ou um ambiente fantasioso), interagir com diversos personagens e itens e têm alguma liberdade para escolher quando ou em que ordem realizará os objetivos do jogo.

RPG ELETRÔNICO

Sigla para “Role-playing game” (“jogo de interpretação de papéis”, em tradução livre), é um gênero de jogos em que o jogador controla um personagem que se desenvolve ao longo de uma narrativa (seja em termos de habilidades e equipamentos, quanto de história e arco narrativo) em interação com outros personagens (que podem tanto ser outros jogadores humanos, no caso de RPGs online, ou roteirizados). Proveniente dos RPGs de mesa não-eletrônicos, que são jogados com dados, tabuleiros e fichas de personagens, é um gênero para o qual não há uma definição consensual.

INDIE

Abreviação de “independente”, é a denominação originalmente usada para jogos criados por pequenas equipes com pouco ou nenhum apoio financeiro de publicadoras e estúdios, geralmente focados em inovações mecânicas de jogo e distribuídos digitalmente. Atualmente, com o crescimento e amadurecimento de muitos estúdios antigamente chamados de indie, o uso do termo é disputado por profissionais da indústria.

SANDBOX

Traduzido livremente como “caixa de areia”, é um tipo de jogo que tem poucas ou mínimas limitações para a ação do jogador e que fornece ferramentas para que ele modifique o ambiente e crie suas própria formas de jogar. Ao contrário de jogos lineares, em que o desafio consiste em progredir, jogos sandbox normalmente já permitem o acesso a todos os ambientes ou elementos do jogo de uma só vez, dependendo das escolhas do jogador sobre como utilizá-los.

DLC

Sigla para “Downloadable Content” (“conteúdo para download”, em tradução livre), é um conteúdo extra ou adicional que pode ser comprado separadamente do jogo em si, pela internet. Esses conteúdos podem tanto ser novos ambientes e fases para o jogo, como roupas diferentes, novos personagens, ou novos modos de jogo, não presentes no jogo principal.

SPEEDRUN

É a prática de desafiar-se a finalizar um jogo no menor tempo possível. Com recordes oficiais registrados pela comunidade e campeonatos estabelecidos como o “Awesome Games Done Quick”, tornou-se popular em jogos de plataforma por exigir habilidade e capacidade de memorização, mas também é feita em jogos de mundo aberto ou outros gêneros menos lineares, sob determinadas regras.

p.fonte { font-family:’Gotham Rounded SSm A’, ‘Gotham Rounded SSm B’, sans-serif; font-size:12px; line-height:14px; font-weight:400; font-style:normal; color:#000000; }

Fonte: Steam , dados até 29 de maio de 2018 e Statista.com.

*Observações: O número de jogadores consiste no número de contas da Steam que inicializaram o jogo. O período de disponibilidade dos dados de espectadores via Twitch varia devido a critérios internos da Steam de coleta de dados. Quedas súbitas e esporádicas no número de jogadores podem corresponder a períodos de manutenção ou falhas nos servidores dos jogos. As tags descritivas dos jogos são as atribuídas pela comunidade de jogadores no Steam. A indisponibilidade dos dados no início de 2015 se deve a erro no sistema de coleta da Steam, que leva a distorção dos valores neste período, o que levou à decisão de não mostrá-los.

ESTAVA ERRADO:Uma versão anterior deste gráfico indicava que a Steam foi lançada em 2013, quando na verdade foi em 2003. A informação foi corrigida às 13h20 do dia 28 de junho de 2018.

Navegue por temas