Como votaram os países na resolução da ONU contra a Rússia
Gabriel Maia, Gabriel Zanlorenssi, Lucas Gomes e Nicholas Pretto
02 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h22)Em reunião extraordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, documento que condena o ataque russo foi aprovado pela maioria das nações. Apenas cinco votaram contra
Temas
Compartilhe
Nesta quarta-feira (2), foi aprovada uma resolução em sessão extraordinária da Assembleia-Geral da ONU condenando a invasão russa da Ucrânia. O documento teve o voto favorável de 141 países, incluindo o Brasil, 35 abstenções, 12 ausências e 5 votos contrários.
Votaram contra a resolução, além da própria Rússia, Belarus, Coreia do Norte, Eritreia e Síria. Esses países têm proximidade política e econômica com o governo Putin, assim como muitos dos países que se abstiveram da votação, como China, Cuba e Irã.
No continente europeu, todos os países votaram pela condenação do ataque russo, com exceção de Rússia e Belarus. A maioria dos países (45 dos 52) que não votaram contra a Rússia ficam na África e na Ásia.
A resolução aumenta a pressão política sobre a Rússia, mas não tem implicações práticas. Na Assembleia-Geral, cada país-membro da ONU tem direito a um voto, sem vetos. Este espaço, porém, é limitado, pois somente o Conselho de Segurança (onde a Rússia tem poder de veto) pode determinar, por exemplo, o envio de tropas ao conflito.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas