Musk perdeu metade da fortuna e o posto de mais rico em 2022
Caroline Souza e Gabriel Zanlorenssi
09 de janeiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h52)Empresário tinha US$ 304 bilhões no começo do ano e terminou com cerca de US$ 130 bilhões. Francês Bernard Arnault se tornou a pessoa mais rica do mundo
Temas
Compartilhe
Em 2022, Elon Musk perdeu o título de pessoa mais rica do mundo. Em 28 de dezembro, o empresário que comanda Tesla, SpaceX e Twitter tinha uma fortuna de 130 bilhões de dólares.
O valor ainda é alto, mas representa uma queda de 57,2% em relação ao que Musk tinha em 03 de janeiro de 2022. Na época, a Bloomberg estimou a fortuna do empresário em 304 bilhões de dólares (1,7 trilhões de reais, na cotação da data).
A queda de Musk se explica pela desvalorização das ações da Tesla, fabricante de veículos elétricos. A empresa chefiada pelo bilionário enfrenta problemas nas linhas de produção, queda na demanda, juros altos, crise de confiança em Musk, entre outros problemas.
A compra do Twitter por Elon Musk gerou receios no mercado financeiro de que Musk poderia vender ações da Tesla, desvalorizando os papéis. Musk é o CEO da Tesla e do Twitter, ao mesmo tempo, e sofre pressão de investidores para deixar o comando das duas empresas.
Com a queda na fortuna, Musk caiu para a segunda posição no ranking das pessoas mais ricas do mundo. O primeiro lugar é do francês Bernard Arnault, da LVMH, conglomerado que reúne marcas de luxo. Arnault tinha uma fortuna de mais de 160 bilhões de dólares no fim do ano de 2022.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas