Qual a participação de mulheres em cargos de gerência no Brasil
Amanda Fonseca e Giovanna Hemerly
08 de março de 2024(atualizado 08/03/2024 às 10h23)Lideranças femininas são mais da metade em apenas três grupos de atividades. IBGE divulgou estudo com estatísticas de gênero no Dia Internacional da Mulher
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a 3ª edição do estudo de Estatística de Gênero, com indicadores sociais de mulheres. O relatório reúne dados de desigualdades de gênero e empoderamento feminino de diferentes pesquisas.
Um desses dados se refere ao percentual de mulheres que ocupam cargos de gerência, nos setores público e privado. Em 2022, 39,3% desses cargos de liderança eram ocupados por mulheres, 3,3 pontos percentuais a mais do que em 2012.
As mulheres são maioria em cargos de liderança nas áreas ligadas ao cuidado, como saúde e educação. As áreas com maior presença masculina em cargos gerenciais são atividades relacionadas ao agronegócio (como agricultura, pecuária, produção florestal, entre outras) e na área de água, esgoto e resíduos, com 84,2% e 80,5%, respectivamente, de presença masculina.
Ao longo de dez anos, a presença feminina em cargos altos aumentou em 8 dos 15 grupos de atividades apresentados pelo IBGE. Esses grupos levam em consideração as seções da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas