Disco explicado: a potência metálica de ‘Paranoid’, do Black Sabbath
Guilherme Falcão e Camilo Rocha
31 de julho de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h20)O podcast de música do 'Nexo' conta a história do segundo álbum da banda precursora do heavy metal, lançado em 1970. Sonoridade densa e temas distópicos refletiram a desilusão de jovens ingleses que viviam longe do “verão do amor”
Temas
Compartilhe
Lançado apenas seis meses depois do álbum de estréia que levava o nome da banda — “Black Sabbath” —, “Paranoid” é recheado de canções clássicas do repertório da banda, como as energéticas “War Pigs” e “Electric Funeral” e a lisérgica “Planet Caravan”. Capturando a desilusão trazida pelo fim do “verão do amor”, o disco abordou a realidade de um mundo perturbado por conflitos sociais e pela Guerra do Vietnã. A sonoridade dinâmica e urgente sedimentou o papel da banda como nome de destaque de uma nova estética.
No formato de Disco Explicado, este programa lembra como “Paranoid” foi rechaçado pela crítica de rock na época. Mais tarde, seria reconhecido como pedra fundamental, não apenas na definição do heavy metal, mas influente no rock e até na música eletrônica.
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)
Colaborou Laila Mouallem
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas