Podcast

A quem serve a Justiça brasileira? É possível transformá-la?

Fernanda Boldrin

20 de maio de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h08)

No primeiro episódio do podcast ‘Entreaberta’, uma parceria do ‘Nexo’ com o Instituto de Governo Aberto e a Fundação Friedrich Ebert Brasil, conheça iniciativas que tentam aproximar o sistema Judiciário da população

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

Embora tenha papel essencial na organização da sociedade, o sistema Judiciário com muita frequência é visto como um espaço distante da população brasileira, e enfrenta altos índices de desconfiança. Iniciativas pelo país, porém, tentam aproximá-lo das pessoas e torná-lo mais aberto e representativo.

A Justiça brasileira é o tema do primeiro episódio do “Entreaberta”, podcast do Nexo produzido em parceria com o Instituto de Governo Aberto e a Fundação Friedrich Ebert Brasil. A quem a Justiça serve? Quem fica de fora? Quais as consequências disso? E como pensar novas maneiras de fazer justiça no Brasil? Ouça:

Entrevistados:

  • Luciana Zaffalon , advogada e doutora em administração pública
  • Vanessa Menegueti , cofundadora do Instituto de Governo Aberto e integrante do Colab, grupo de pesquisa da USP
  • Aluizio Vieira , juiz de direito do Tribunal de Justiça de Roraima e coordenador do Polo de Conciliação Indígena Maturuca, localizado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Assine o“Entreaberta” no tocador de sua preferência, como o Apple Podcasts e o Spotify , para não perder nenhum dos oito episódios da temporada.

Material de referência:

  • Pesquisa Datafolha sobre confiança nas instituições
  • Relatório da FGV sobre confiança na Justiça
  • Pesquisa Caminhos da Transparência : a Lei de Acesso à Informação e os Tribunais de Justiça
  • Levantamento com dados do Departamento Penitenciário Nacional
  • Justa , projeto que busca facilitar o entendimento e a visualização de dados sobre o sistema de Justiça
  • Rede Justiça Criminal
  • Mapa de dados abertos dos órgãos de justiça da América Latina
  • Projeto Educação para Cidadania no Cárcere
  • App Laudelina (que tem o objetivo divulgação dos novos direitos e a criação de uma rede entre as trabalhadoras domésticas e seus sindicatos, promovidos pelo Instituto Themis – Gênero, Justiça e DH)
  • Artigo 5o – Projeto que ensina de forma didática e informativa (textos, vídeos e podcasts) sobre os direitos individuais e coletivos contidos no artigo 5° da Constituição Federal, garantidos a qualquer pessoa no Brasil, promovido pelo Politize! com apoio do Escritório de advocacia Mattos Filho

O “Entreaberta” é uma parceria do Nexo Jornal com o Instituto de Governo Aberto , uma organização da sociedade civil que promove a transparência, participação e integridade para a defesa de direitos, e com a Fundação Friedrich Ebert Brasil , fundação política alemã para a promoção da democracia inclusiva, da economia sustentável e da justiça social.

Este projeto foi realizado
com o apoio de

Colaborou Maurício Abbade

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas