Um guia para identificar quando uma fruta está madura
Catarina Pignato
12 de setembro de 2016(atualizado 28/12/2023 às 02h25)Melão, abacate, limão, maçã e manga. Você sabe identificar o ponto ideal para o consumo de cada uma dessas frutas? Então veja estas dicas
Temas
Compartilhe
Frutas têm ciclos de vida complexos. Em algum ponto, entre sua infância “verde” e a velhice “passada”, elas atingem o auge: estão coloridas, a casca está hidratada, a consistência ora rígida começa a malear, seu suco está doce. Saber o momento certo de consumir uma, portanto, é uma questão de saber o que procurar, para onde olhar (ou ouvir, ou cheirar).
Cada fruta tem seu próprio “pico”, o estágio ideal de amadurecimento. Há ainda frutas que se viram muito bem longe do “pé” e continuam a amadurecer aceleradamente mesmo depois de colhidas. São os chamados frutos climatéricos, que produzem etileno (o “hormônio do amadurecimento” vegetal) de forma independente, caso de maçãs, bananas, mangas e abacates.
Na outra ponta estão os frutos não-climatéricos: limões, laranjas, uvas e morangos se encaixam nessa categoria. São frutas que após colhidas perdem o combustível para seu amadurecimento natural. Para o consumo de frutas deste tipo, é preciso ficar atento pois, se compradas enquanto verdes, seu “auge” é bem menos colorido e doce.
Sabendo disso, oNexo separou dicas específicas para identificar o ponto alto de algumas frutas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas