Acadêmico

Como as nomeações políticas impactam os serviços públicos

Guillermo Toral

27 de abril de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h22)
O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

"How Patronage Delivers: Political Appointments, Bureaucratic Accountability, and Service Delivery in Brazil

Autoria

Guillermo Toral

Lattes

Área e sub-área

Ciência política

Publicado em

28/01/2023

Este artigo analisou como as indicações políticas para cargos burocráticos impactam o desenvolvimento e a prestação de serviços públicos. O estudo busca apresentar uma visão alternativa ao senso comum de que as indicações são, necessariamente, negativas para o funcionamento das instituições.

A pesquisa concluiu que as indicações são um recurso útil para que ocorra um alinhamento entre diversos setores da administração pública, o que pode facilitar a implementação de projetos. O estudo também apontou que esse tipo de nomeação fragiliza o princípio de impessoalidade das instituições, e facilita o uso da burocracia em favor de políticos corruptos.

1Qual a pergunta a pesquisa responde?

Como as nomeações políticas de burocratas impactam a governança, a prestação de serviços públicos e o desenvolvimento?

2Por que isso é relevante?

Governos de todo o mundo usam indicações políticas para preencher pelo menos alguns cargos burocráticos. Normalmente, pensamos que as nomeações políticas colocam em risco a governança por meio de dois mecanismos: a seleção de candidatos menos qualificados e a redução do esforço dos funcionários (devido às conexões dos indicados com atores políticos). Essa é frequentemente a posição estabelecida sobre indicações políticas, tanto em debates acadêmicos quanto em discursos públicos sobre a burocracia.

3Resumo da pesquisa

Este estudo apresenta uma visão alternativa sobre as indicações políticas como uma instituição que muda não apenas quem entra na burocracia ou o quanto eles trabalham, mas também como eles trabalham. As indicações políticas (e as conexões sociais e políticas resultantes entre burocratas e políticos) facilitam o monitoramento dos burocratas pelos políticos, permitem a aplicação de sanções e recompensas, fornecem acesso a recursos materiais e imateriais, alinham prioridades e incentivos e aumentam a confiança mútua. Desse modo, as nomeações políticas podem facilitar a accountability (prestação de contas) e a eficácia dos burocratas, não apenas para fins de obtenção de favorecimento político, mas também, em certas condições, para a prestação de serviços públicos.

A teoria é testada utilizando dados administrativos sobre escolas, assim como surveys originais de burocratas e políticos no Brasil. A pesquisa se concentra no nível municipal, contexto em que as indicações políticas convivem com outros modos de seleção de burocratas. São utilizados desenhos empíricos de caráter experimental e quase-experimental, os quais nos permitem isolar o efeito do modo de seleção dos burocratas e suas conexões com os políticos de outras variáveis que são frequentemente relacionadas a eles. As análises quantitativas são complementadas com aprendizados qualitativos de entrevistas em profundidade conduzidas com 121 burocratas, políticos e atores anticorrupção em 45 municípios de sete estados brasileiros.

4Quais foram as conclusões?

Os resultados empíricos demonstram que as indicações e conexões políticas fornecem recursos úteis de governança, que estes recursos podem fortalecer a eficácia burocrática e que os políticos responsabilizam os nomeados políticos por seu desempenho na prestação de serviços públicos. Estes benefícios frequentemente negligenciados das indicações políticas sugerem que a política pode ser uma fonte não apenas de corrupção e favoritismo, mas também de recursos de governança que podem ajudar a superar os desafios do desenvolvimento. As vantagens das nomeações podem ser particularmente úteis em contextos em que outras fontes mais imparciais de eficácia burocrática (por exemplo, altos níveis de capital humano e fortes normas burocráticas) não estão suficientemente desenvolvidas.

O artigo também ajuda a explicar por que as nomeações políticas são tão importantes para os políticos corruptos. Ao mudar a forma como os burocratas trabalham – por exemplo, tornando-os mais alinhados e mais facilmente monitorados e sancionados – as indicações políticas tornam mais fácil para os políticos corruptos usarem a burocracia a seu favor. Esta versatilidade das nomeações políticas ajuda a explicar por que elas se mostraram tão resilientes ao longo da história.

A alegação do artigo não é que as indicações sejam geralmente preferíveis, mas sim que elas oferecem algumas vantagens subestimadas que podem ser mobilizadas não apenas para a obtenção de vantagens indevidas, mas também para o fornecimento de serviços públicos com mais eficiência. O efeito líquido das nomeações políticas dependerá do equilíbrio entre benefícios e custos, em relação aos custos e benefícios das alternativas locais para a seleção de funcionários.

5Quem deveria conhecer seus resultados?

Gestores públicos, partidos políticos e líderes de organizações do terceiro setor interessados/as em melhorar a governança pública, particularmente nos municípios do interior onde as indicações políticas são mais comuns.

Guillermo Toral é professor na IE University (em Madri, Espanha) e Faculty Affiliate no MIT GOV/LAB (em Cambridge, nos EUA). Ele se doutorou em 2020 pelo MIT, com uma tese sobre os usos políticos do emprego público no Brasil. A tese recebeu o prêmio de melhor tese na área de políticas públicas da American Political Science Association.

Referências

  • Colonnelli, Emanuele, Mounu Prem, and Edoardo Teso . 2020. “Patronage and Selection in Public Sector Organizations.”American Economic Review 110(10): 3071–99.
  • Grindle, Merilee S. 2012.Jobs for the Boys: Patronage and the State in Comparative Perspective. Cambridge: Harvard University Press.
  • Raffler, Pia J. 2022. “Does Political Oversight of the Bureaucracy Increase Accountability? Field Experimental Evidence from a Dominant Party Regime.”American Political Science Review, First View 116(4): 1443–1459.
  • Toral, Guillermo. The political logics of patronage: Uses and abuses of government jobs in Brazil. PhD Disssertation. Massachusetts Institute of Technology, 2020. https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/128632.
  • Xu, Guo. 2018. “The Costs of Patronage: Evidence from the British Empire.”American Economic Review 108(11): 3170–98.

Navegue por temas