Coluna

Denis R. Burgierman

Está tudo normal. Né?

06 de abril de 2017

Temas

Compartilhe

O mais desesperador não é assistir a isso tudo: é o fato de que a vida segue em frente, como se só pudesse ser assim mesmo

Era para ser o ponto culminante do drama que conflagrou o Brasil inteiro ao longo dos últimos dois anos, rompendo famílias, exterminando relações, espalhando ódio, depressão e ansiedade por toda a nação. Finalmente, esta semana, chegou a hora do Tribunal Superior Eleitoral julgar se a chapa Dilma-Temer conquistou o poder de maneira criminosa, e portanto merece ter a eleição anulada.

Mas não saiu como se esperava. O anticlímax dos últimos dias foi aterrador.

De um lado, o PSDB, que se posicionou ao longo da crise toda como inimigo da corrupção e defensor de princípios, autor da ação que estava sendo julgada, perdeu totalmente o interesse no assunto. Seu líder histórico, FHC, defendeu o deixa-disso numa declaração na qual afirmou que a cassação seria muita “confusão”.

Já o PT, que há quase um ano vem gritando “golpe”, está nitidamente trabalhando para salvar Michel “Fora” Temer da cassação (de maneira a salvar Dilma também). Seus advogados estão enrolando, ao pedir prazo com a intenção óbvia de ganhar tempo, de maneira a permitir que o presidente, seu inimigo declarado, indique juízes mais simpáticos à sua causa.

Ok, é assim a vida real. Os partidos estão fazendo cálculos políticos e nenhum deles parece muito interessado em derrubar Temer agora – preferem deixá-lo arcando sozinho com sua impopularidade abismal, enquanto se preparam para lançar candidatos à sua sucessão, em 2018.

Denis R. Burgiermané jornalista e escreveu livros como “O Fim da Guerra”, sobre políticas de drogas, e “Piratas no Fim do Mundo”, sobre a caça às baleias na Antártica. É roteirista do “Greg News”, foi diretor de redação de revistas como “Superinteressante” e “Vida Simples”, e comandou a curadoria do TEDxAmazônia, em 2010.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas