Entrevista

Como mudar o perfil do Congresso, segundo este grupo

Lilian Venturini

27 de julho de 2018(atualizado 28/12/2023 às 12h06)

Campanha organizada por representantes da sociedade civil defende que foco destas eleições deve recair principalmente na escolha dos futuros deputados e senadores

FOTO: UESLEI MARCELINO/REUTERS – 14.04.2016

Congresso Nacional

Homens trabalham em frente ao Congresso Nacional, em Brasília

A conclusão de que boa parte do eleitorado se esquece em quem votou para candidatos ao Legislativo tornou-se um clássico da política, atestado por pesquisas diversas feitas de tempos em tempos.

Em 2014, cerca de 40% dos eleitores já não sabiam mais dizer em quem haviam votado para deputado federal nas eleições anteriores, de 2010. Em 2018, os brasileiros voltam às urnas diante de um cenário influenciado pela contestação a partidos tradicionais, envolvidos quase todos na Lava Jato: mais de uma centena de parlamentares foram atingidos pela operação, e parte deles buscará a reeleição em outubro .

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas