‘Nazismo passou por um processo de normalização pública’
Marcelo Roubicek
09 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h20)O ‘Nexo’ conversou com o historiador Michel Gherman, professor da UFRJ, sobre como o tema se manifesta no debate público do país
Jovem em shopping de Caruaru (PE) com suástica no braço. Ele foi expulso do local
Na terça-feira (8) e na quarta-feira (9), o nazismo foi tema de debates nas redes sociais no Brasil. Dois episódios impulsionaram as discussões.O primeiro foi o caso do podcaster Bruno Aiub, conhecido como Monark. No “Flow Podcast” do dia anterior ele defendeu a criação de um partido nazista no Brasil, dizendo se tratar de uma questão de liberdade de expressão.
O programa recebia os deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). Kataguiri afirmou na conversa achar errado que a Alemanha tenha criminalizado o nazismo depois da Segunda Guerra Mundial, e também se queixou de partidos comunistas terem mais espaço na imprensa que defensores do nazismo. Depois da repercussão negativa, o podcast anunciou na terça a retirada do ar do episódio e a saída de Monark da equipe e da sociedade dos Estúdios Flow.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas