Osmar Paulino
Temas
Compartilhe
A convite da seção ‘Favoritos’, Osmar Paulino, curador do Escuta Festival, indica cinco livros que celebram a arte periférica
Vários autores (Pinacoteca de São Paulo, 2020)
Catálogo da exposição da artista na Pinacoteca de São Paulo em 2020. Rosana nasceu na periferia paulistana, onde mora e mantém o ateliê de onde saíram as famosas séries “Bastidores”, “Assentamentos”, “Geometria à brasileira” – todas presentes no livro.
Vários autores (Nununu, 2024)
Affonso da Lua, Cadu Sousa, Juliana Cofe, Karla Inajara, Mar Zenin, Myllena Araújo, Rah BXD, Salem, TVX e Vitória Corrêia. Dez fotógrafos de diferentes favelas e periferias do Rio de Janeiro que trazem, neste livro, narrativas visuais sobre seus territórios.
Patrick Torres (Astral, 2023)
O piauiense Patrick Torres apresenta as complexidades da vida de Mirto, como a sua dura relação com o pai. Tudo isso em um cenário de beleza e mazelas do Nordeste, com atravessamentos de raça, gênero e classe.
Jarid Arraes (Alfaguara, 2019)
O livro traz contos que retratam as vidas complexas de mulheres do Cariri e os emaranhados de contradições que todos nós carregamos.
Nielson Bezerra (Esteio, 2024)
Livro sobre ancestralidades indígenas e africanas na Baixada Fluminense que apresenta um conceito fundamental: toda luta e resistência que vemos hoje nas favelas e periferias são oriundas das aldeias e dos quilombos.
Osmar Paulino é mestre em cultura e territorialidades pela Universidade Federal Fluminense e doutorando em arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É curador do Escuta Festival, do Instituto Moreira Salles, que acontece em 15 de fevereiro de 2025 no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira no Rio.
*Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos do Nexo, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo. Por favor, considere também assinar o Nexo.