O que pode um município
Da Redação
05 de junho de 2024(atualizado 25/06/2024 às 12h29)O evento “O que pode um município” vai realizar mesas de discussões remotas e transmitidas no canal do Nexo no YouTube sobre as possibilidades e limites dos gestores locais no enfrentamento dos problemas das cidades
O evento “O que pode um município” é organizado pelo Nexo no contexto das eleições municipais de 2024.
Trata-se de um painel com uma semana de debates entre 24 e 28 de junho sobre as possibilidades e limites dos gestores locais no enfrentamento dos problemas das cidades, num ano de escolha de prefeitos e vereadores.
A ideia do encontro é promover uma reflexão sobre o papel dos municípios na agenda pública do país e sobre como a gestão municipal pode agir em relação a temas que são centrais para os cidadãos e cidadãs.
Em mesas de discussões remotas e transmitidas no canal do Nexo no YouTube, especialistas vão debater os assuntos urgentes para pensar as cidades, os governos locais e o bem-estar das pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Mesa 1:
Mesa 2:
Mesa 3:
O debate mundial das mudanças climáticas quase sempre se concentra na redução de emissão de gases do efeito estufa, com a transição energética, e nas metas estabelecidas por líderes globais. Mas a ação local é determinante para aliviar os impactos nos cidadãos. Quais são os eixos do tema no que se refere à gestão municipal? Há dinheiro para financiar obras de infraestrutura e moradia para amenizar os efeitos das enchentes, cada vez piores por causa de eventos extremos? Por que os parques são tão negligenciados? Qual o papel da coleta de lixo e da estrutura de saneamento nesse aspecto? Esses aspectos podem ser combatidos de forma unitária pelas gestões locais ou é preciso coordenação não só com estado e União, mas também com outros municípios próximos?
Mesa 4:
Quando o assunto segurança entra em pauta, a primeira coisa que vem à cabeça é a ação das polícias e a administração de presídios. Mas as cidades têm muito a colaborar nessa área, seja pelo trabalho de zeladoria, pelo incentivo à ocupação de espaços e por serviços, por exemplo, de iluminação. O que é preciso para enfrentar a questão da violência a partir da gestão municipal? Como o crescimento das guardas municipais — e seu viés cada vez mais militarizado — mostram uma contradição quanto ao papel local?
Mesa 5:
O século 21 já está em sua terceira década. Ainda assim, 21 municípios brasileiros não elegeram no período nenhuma mulher como vereadora. Apesar dos avanços obtidos com a política de cota de gênero, o quadro de sub-representação nas administrações municipais ainda é um desafio. Quais são os meios para superá-lo? Quais os benefícios para os cidadãos de termos Câmaras e prefeituras ocupadas por mais mulheres?
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas