Expresso

Por que você corre o risco de ser mal-entendido quando usa emojis

Tatiana Dias

12 de abril de 2016(atualizado 28/12/2023 às 01h44)

Comunicação está sujeita a falhas na percepção da mensagem - e também na maneira como o emoji é exibido em diferentes aparelhos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

Quando você usa um emoji para se comunicar com alguém, tem a intenção de passar um recado específico. Mas nada garante que o seu interlocutor receberá a mensagem que você tentou passar. Primeiro porque os emojis são abertos a interpretações variadas e subjetivas; depois, porque dependendo do sistema operacional do celular, eles são visualizados de forma diferente. Às vezes, bem diferente.

Veja o caso deste sorriso, por exemplo:

No iPhone, Facebook ou Twitter, ele emoji significa algo como um sorriso constrangido ou irônico. Já nos celulares da Samsung, LG e HTC, e no Google, ele vira um sorrisão aberto, sem duplo sentido. Bem propício para mal-entendidos.

Pesquisadores da Universidade de Minessotta, nos EUA, estão debruçados sobre essa questão . Através de um questionário online, eles pediram às pessoas que interpretassem o significado dos emojis baseados em caras humanas mais populares em diferentes plataformas.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas