Anarcha, Lucy e Betsy: as escravas mães da ginecologia moderna
Juliana Domingos
03 de dezembro de 2016(atualizado 28/12/2023 às 01h36)Cura cirúrgica para a fístula vesico-vaginal é atribuída a um médico. Mas pouco se fala sobre escravas que fizeram parte de seus experimentos
Temas
Compartilhe
Ilustração de Anarcha e o Dr. J. Marion Sims
O médico americano James Marion Sims é considerado o pai da ginecologia moderna. Ele atuou nos EUA na metade do século 19 e é responsável por desenvolver a cura cirúrgica de uma condição que afeta mulheres: a fístula vesico-vaginal. Suas descobertas, porém, só foram possíveis por causa de escravas utilizadas sistematicamente em seus experimentos – e, muitas vezes, sem anestesia.
As desconhecidas que tornaram possível que Sims desenvolvesse a cura para a fístula são pesquisadas pela médica e historiadora Vanessa Gamble, da Universidade George Washington, nos EUA.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas