O que é a reforma da Previdência proposta por Temer
Bruno Lupion
06 de dezembro de 2016(atualizado 28/12/2023 às 02h19)Trabalhadores terão que contribuir por 49 anos para ter direito ao valor integral da aposentadoria. Idade mínima obrigatória e aumento do tempo mínimo de contribuição elevam o rigor para concessão do benefício
Casal de idosos passeia em parque próximo a jovens
O governo federal enviou no dia 6 de dezembro de 2016 à Câmara dos Deputados sua proposta de reforma da Previdência. Ela altera as regras sobre quando as pessoas podem se aposentar e quanto elas vão receber. O texto agora enfrentará um longo processo de debate e tramitação no Congresso, com a participação de centrais sindicais e outros atores envolvidos no tema.
Ao mesmo tempo em que apresentou a medida, o Palácio do Planalto lançou uma campanha publicitária para tentar convencer o público a apoiar a reforma da Previdência. O argumento central do governo é que, se as regras atuais forem mantidas, em breve não haverá mais dinheiro suficiente para pagar aposentadorias e benefícios sociais vinculados à Previdência, como salário-maternidade e auxílio-doença.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas