O que é reforma política, que todo mundo discute, mas pouco se implementa
Bruno Lupion
20 de junho de 2017(atualizado 28/12/2023 às 02h41)O ‘Nexo’ publica, entre 20 e 24 de junho, uma série sobre reforma política. A cada dia, um ângulo diferente será abordado. Este texto traz conceitos básicos do tema e como ele tem aparecido nos mais diferentes governos
Movimentos de juventude pedem reforma política em ato em São Paulo
As manifestações de junho de 2013 expuseram de forma clara um fosso entre representantes e representados na política brasileira. Quatro anos depois, com parte das cúpulas partidárias criminalizadas pela Operação Lava Jato, uma presidente da República impedida e o atual mandatário alvo de investigação por suspeita de corrupção , o tema da falta de representatividade segue no debate público. Junto com ele, uma expressão que parece ser a panaceia para esse problema: reforma política.
Um diagnóstico feito por parte dos analistas e cientistas políticos é o de que algumas normas sobre a disputa e o exercício do poder político nas cidades, Estados ou em âmbito nacional não funcionam bem no Brasil. Como resultado, partidos viram cartórios amparados pelo dinheiro público e distantes das demandas da população, e candidatos com mais dinheiro têm predominância sobre concorrentes, entre outros problemas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas