A identidade de Banksy pode ter sido revelada. Para além do nome, por que sua obra importa
Murilo Roncolato
24 de junho de 2017(atualizado 28/12/2023 às 02h43)Artista que surgiu nas ruas de cidade britânica e se tornou venerado no mundo todo tenta se manter anônimo há mais de duas décadas
Temas
Compartilhe
Em uma conversa informal, o DJ, produtor e grafiteiro conhecido como Goldie fez uma declaração que serve agora como mais uma evidência para quem se arrisca há mais de duas décadas a adivinhar a identidade do artista inglês Banksy , até hoje anônimo. A fala aconteceu em um podcast chamado “Distraction Pieces” . Em meio a um assunto sobre a comercialização do grafite e como “em seu centro” essa arte ainda não é compreendida, ele diz ( ouça o trecho em inglês):
Ao referir-se a Banksy como Robert, o DJ reforçou suspeitas de que o artista seria Robert del Naja, músico e vocalista da banda Massive Attack. O fato de, logo após, mudar o assunto de forma oscilante e repentina também sugere que Goldie tenha notado seu deslize.
A relação de Goldie com Robert del Naja tem origem em Bristol, cidade inglesa onde del Naja nasceu e ambos já fizeram trabalhos de grafites no início dos anos 1990. Naja, além da música, também se dedicou à arte e ao grafite assinando suas obras como “3D” (incluindo ícones para os álbuns da sua banda).
Coincidência ou não, os primeiros trabalhos de Banksy apareceram em Bristol, cidade que ficou famosa pela arte de rua, hoje promovida pelo turismo local .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas