Expresso

Qual o impacto das fake news sobre o eleitor dos EUA, segundo este estudo

Lilian Venturini

14 de janeiro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 07h51)

Três cientistas políticos pesquisaram os hábitos de leitura de 2.525 americanos durante a campanha que deu vitória a Donald Trump

Temas

Compartilhe

FOTO: DAMIR SAGOLJ/REUTERS – 02.10.2016

Donald Trump e Hillary Clinton

Na tela do computador, momento de um debate entre Trump e Hillary, em 2016

Donald Trump foi eleito presidente dos EUA em novembro de 2016. Catorze meses depois, a campanha que deu a vitória ao republicano ainda é motivo de estudos e pesquisas, mais precisamente sobre as suspeitas de que fake news (notícias falsas) influenciaram o debate em favor de Trump durante a disputa norte-americana.

Para três cientistas políticos dos EUA, a resposta a essas suspeitas é  que notícias falsas de fato ocuparam algum espaço no debate eleitoral, mas não há evidências de que tiveram impacto a ponto de interferir no voto do eleitor, beneficiando Trump ou prejudicando a adversária Hillary Clinton.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas