Expresso

Professores atribuem fracasso de aluno à origem social. O que isso indica

Luiza Bandeira

30 de janeiro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 01h47)

Para especialistas, docentes precisam de mais formação para se verem como protagonistas no processo de alfabetização e educação

Temas

Compartilhe

FOTO: CELIA ORTEGA/UNPLASH

Professores percebem fatores sociais como justificativa para fracasso de aluno

Professores percebem fatores sociais como justificativa para fracasso de aluno

Dados da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), mostram que professores brasileiros consideram que a família e a origem socioeconômica do aluno são fatores mais importantes para justificar problemas de aprendizagem que a própria atuação do docente e da escola. O levantamento foi feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) com exclusividade para oNexo.

Quando questionados, 94% dos professores apontaram a falta de acompanhamento dos pais como possível explicação para maus resultados. Fatores ligados à gestão e ao professor, como desestímulo e sobrecarga dos docentes, foram citados por 30% (era possível escolher mais de uma resposta).

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas