Expresso

Qual foi o alcance de crimes cibernéticos em 2017. E como eles são encarados

André Cabette Fábio

05 de fevereiro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 01h48)

Segundo pesquisa da empresa de cibersegurança Symantec, 62,2 milhões de pessoas foram afetadas no Brasil no ano passado

O ano de 2017 foi marcado por ataques hacker de alcance global, assim como pela descoberta de fragilidades que os viabilizam. Não só criminosos independentes, mas grupos organizados e mesmo governos buscam explorar as vulnerabilidades de sistemas que se tornaram essenciais na vida das pessoas.

Em maio, um ataque do tipo “ransomware” chamado Wannacry exigia das vítimas, entre elas a seguradora Mapfre e o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o equivalente a US$ 300 em bitcoins para que o acesso a arquivos fosse devolvido . Ele explorava falhas no sistema operacional Windows que haviam sido descobertas pela NSA, a agência de segurança americana, e tornadas públicas após um vazamento.

Um mês após o Wannacry, foi a vez do ataque Petya , que utilizava a mesma brecha, mas dessa vez ameaçava deletar os arquivos caso não houvesse pagamento de resgate. No início de 2018, analistas de diversas instituições identificaram falhas presentes na maior parte dos chips produzidos nos últimos 20 anos que tornam aparelhos vulneráveis a ataques hacker .

Uma pesquisa divulgada em janeiro pela empresa americana Symantec que incluiu o envio de perguntas a 21,55 mil pessoas em 20 países, entre eles o Brasil, busca entender quem foram as vítimas em 2017, como as pessoas encaram crimes cibernéticos e que medidas elas têm tomado para se proteger .

A Symantec produz softwares na área de cibersegurança, e é conhecida como proprietária da linha de antivírus Norton. A empresa não descreve a metodologia completa do estudo, mas os dados indicam que, além, de questionários on-line, ele incluiu projeção e coleta de dados de outras fontes. No total, 44% dos consumidores questionados haviam sofrido algum contato com crimes cibernéticos nos últimos 12 meses.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas