Qual a importância do ICMBio para a área ambiental
Camilo Rocha
28 de maio de 2018(atualizado 28/12/2023 às 02h22)Nomeação de varejista para presidência do órgão que cuida de parques nacionais e áreas protegidas causou indignação entre ambientalistas
Temas
Compartilhe
Vista aérea do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro
A nomeação do administrador Cairo Tavares para a presidência do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), autarquia que mantém e fiscaliza parques nacionais e áreas de proteção ambiental no país, vem mobilizando ambientalistas. Indicado pela cúpula do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), partido da base aliada do governo, Tavares não tem qualquer currículo na área ambiental.
“Jamais, nesses 12 anos, a presidência do Instituto foi ocupada por pessoas estranhas à agenda da conservação”, escreveram em carta ao presidente Michel Temer seis ex-ministros do Meio Ambiente dos governos de Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff (Carlos Minc, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalho, José Goldemberg, Marina Silva e Rubens Ricupero). “Seria trágico se isso acontecesse agora.”
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas