Expresso

Por que gostamos de dizer que somos mais inteligentes do que somos

Juliana Sayuri

01 de maio de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h19)

Estudo feito com 40 mil alunos de 15 anos indica que adolescentes declaram ter conhecimento, experiência ou expertise sobre assuntos que, na verdade, desconhecem

FOTO: OLAV AHRENS ROTNE/UNSPLASH

No experimento, alunos disseram 'dominar' conceitos matemáticos que, na verdade, não existem

No experimento, alunos disseram ‘dominar’ conceitos matemáticos que, na verdade, não existem

Jovens são propensos a superestimar seu conhecimento, experiência e expertise sobre assuntos que, na verdade, eles não dominam. É um tipo de síndrome dos sabe-tudo na juventude.

A frase pode parecer uma afirmação peremptória, mas é o resultado de um estudo empírico feito com mais de 40 mil estudantes de 9 países.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas