Maia comandou reforma na Câmara. O que esperar de Alcolumbre
Géssica Brandino
09 de agosto de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h24)Para cientista política, o presidente do Senado vai pegar a reforma “amortecida” pelo chefe da Câmara. O maior desafio será lidar com as possíveis turbulências na indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos EUA
O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) entrega relatório da reforma da Previdência no Senado Federal
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi protagonista da aprovação da reforma da Previdência entre os deputados. Após uma crise com o presidente Jair Bolsonaro no começo do ano, o parlamentar assumiu a articulação política da proposta e garantiu sua votação em primeiro turno antes do recesso parlamentar. O texto segue agora para o Senado, e os holofotes se voltam para o presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) .
Maia assumiu um papel maior na articulação pela reforma em março de 2019. Com o texto parado por cerca de um mês na Câmara, houve uma troca de críticas pública entre Legislativo e governo . O presidente Jair Bolsonaro, que havia sido eleito com o discurso de que combateria o “toma lá dá cá” na política nacional, não negociava com o Congresso. Mais do que isso, dois meses depois, em maio, chegou a incentivar a população a comparecer a uma passeata com claro viés antiparlamentar.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas