Expresso

O que é minipúblico. E como ele mexe na agenda de governos

Mariana Vick

08 de março de 2020(atualizado 28/12/2023 às 02h43)

Assembleia de cidadãos sobre coleta de lixo resultou em propostas de políticas públicas em Fortaleza. Iniciativas do tipo podem aproximar pessoas da política em um contexto de desconfiança das instituições

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/DELIBERA BRASIL

Pessoas estão sentadas em roda em cadeiras de plástico. Há mulheres e homens, brancos e negros. Uma das mulheres fala com o grupo segurando bloco e caneta, e as outras pessoas parecem ouvi-la.

Reunião do conselho cidadão de Fortaleza realizada em 2019

A prefeitura de Fortaleza anunciou, na quinta-feira (5), que deve investir em um pacote de políticas públicas para coleta de lixo que não foi elaborado por assessores ou servidores do governo, mas por um grupo de cidadãos comuns que moram na cidade. Eles se reuniram algumas vezes para discutir o tema e, há poucos meses, entregaram suas ideias à prefeitura.

A formação do grupo, que ficou conhecido como conselho cidadão, faz parte de um projeto de democracia deliberativa feito pelo governo de Fortaleza ao lado de organizações da sociedade civil e com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). A prefeitura reuniu 40 moradores para pensar o que a cidade poderia fazer para resolver os desafios do descarte de resíduos sólidos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas