Os entraves para pequenas empresas acessarem crédito na crise
Marcelo Roubicek
20 de maio de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h41)Governo sanciona novo programa de apoio a micro e pequenos negócios. Números mostram as dificuldades dos empresários em conseguir empréstimos na pandemia
Temas
Compartilhe
Homem em frente a pequeno comércio fechado no centro de São Paulo
Os pequenos negócios foram atingidos gravemente pela pandemia do novo coronavírus, que há dois meses afeta de forma mais intensa a população. Com a menor circulação de pessoas e a queda na renda dos brasileiros, a demanda está em baixa. Isso afeta empresas de todos os tipos, mas tende a ser mais grave para micro e pequenas, que geralmente têm espaço menor do que as grandes para absorver impactos financeiros.
O governo federal tem tomado medidas para tentar dar auxílio aos empresários mais atingidos pela crise. Na terça-feira (19), Jair Bolsonaro sancionou uma lei que cria uma linha de crédito voltada para micro e pequenas empresas. O texto, aprovado no final de abril pelo Congresso Nacional, sofreu vetos do presidente.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas