Expresso

Quais as dúvidas em torno da origem do novo coronavírus

Camilo Rocha

11 de julho de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h48)

Equipe da OMS viajou à China para tentar rastrear caminho do Sars-CoV-2. Pesquisas identificaram amostras em esgoto que seriam anteriores ao primeiro surto registrado em dezembro de 2019

FOTO: ALY SONG/REUTERS – 01.04.2020

Um homem de meia-idade, camisa xadrez e máscara passa em frente a uma cerca amarela, que está em torno de um mercado de animais fechado na China. Atrás dele há um homem de pé, em uma cadeira, rente à cerca.

Homem usa máscara em frente a mercado de animais fechado na China, durante pandemia do coronavírus

A origem do novo coronavírus, ou Sars-CoV-2, permanece um mistério para a ciência, com novas pesquisas trazendo mais dúvidas do que respostas. A descoberta de que o vírus circulou pelo esgoto de diferentes cidades do mundo antes do primeiro surto em Wuhan, na China, contribuiu para levantar mais perguntas sobre o fenômeno.

Na sexta-feira (10), dois pesquisadores da OMS (Organização Mundial da Saúde) embarcaram para a China para tentar rastrear as origens do vírus, em uma parceria com cientistas locais.Os dois investigadores da OMS, especialistas em saúde animal e epidemiologia, trabalharão com cientistas chineses para determinar a abordagem e os rumos da investigação, disse Margaret Harris, representante do braço das Nações Unidas responsável pela saúde.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas