Expresso

Quais os vetos de Bolsonaro a medidas de combate à pandemia

Estêvão Bertoni

04 de agosto de 2020(atualizado 28/12/2023 às 04h33)

Desde que o novo coronavírus começou a se espalhar pelo Brasil, presidente barrou vários projetos de lei sobre o tema que foram aprovados pelo Congresso

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 01.JUL.2020

Três indígenas ianomâmis usam máscara contra a covid-19. Eles estão enfileirados, mas o foco da imagem está no do meio, que veste a máscara

Ianomâmis usam máscaras contra a covid-19 distribuídas pelo Exército

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente na segunda-feira (3) um projeto de lei aprovado pelo Congresso que previa o pagamento de indenização de R$ 50 mil a profissionais da saúde que ficarem permanentemente incapacitados ao trabalho por causa da covid-19. O valor também seria pago aos familiares, em caso de morte pela doença.

Na justificativa para a decisão , o presidente alegou que o projeto “contraria o interesse público” ao criar “uma despesa continuada em período de calamidade”. Disse ainda que a proposta é incompatível com trechos da Lei de Responsabilidade Fiscal e que, por isso, a sanção poderia “acarretar responsabilidades ao presidente”.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas