O que é a Teologia da Libertação. E qual sua força atual
Camilo Rocha
11 de agosto de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h50)Morto em 8 de agosto de 2020, Dom Pedro Casaldáliga era expoente da corrente progressista e de olhar social da Igreja Católica. Rejeitada por décadas pelo Vaticano, teses foram reabilitadas pelo papa Francisco
Dom Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix de Araguaia, na década de 1970
Em 1971, o catalãoPedro Casaldáliga foi nomeado bispo da jurisdição de São Félix do Araguaia, município de Mato Grosso, a cerca de 1.150 quilômetros de Cuiabá. Naquele ano, publicou um documento em que traçava um panorama detalhado da degradação social da região, marcada por disputas de terra, miséria e violência.
Intitulada “A Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e marginalização social”, a carta afirmava uma opção pelos pobres e vulneráveis, citando a frase “o profeta é a voz daqueles que não têm voz”, do cardeal francês François Marty.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas