Expresso

Os primeiros efeitos da redução do auxílio emergencial na economia

Marcelo Roubicek

13 de novembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h58)

Após primeiro movimento de retomada, varejo e serviços dão sinais de desaceleração com benefício menor. Perto do fim de 2020, futuro da principal política do governo durante a pandemia é incerto

FOTO: RAFAEL HENRIQUE/SOPA IMAGES VIA GETTY IMAGES – 25.MAI.2020

Em um ambiente escuro, uma pessoa mexe no aplicativo do auxílio emergencial. Só é possível ver os dedos iluminados pela luz do celular

Pessoa acessa aplicativo do auxílio emergencial

O auxílio emergencial articulado pelo Congresso Nacional foi a mais importante política do governo federal para apoiar a população economicamente atingida pela crise em 2020. Ao atingir mais de 67 milhões de pessoas, o benefício mensal pago a trabalhadores informais, autônomos e desempregados ajudou a reduzir o impacto da recessão causada pela pandemia do novo coronavírus na renda dos brasileiros.

O valor original definido para o auxílio foi de R$ 600 mensais. Essa quantia valeu por cinco meses, entre abril e agosto. Em setembro, o benefício foi reduzido pela metade, indo para R$ 300, com duração prevista até dezembro.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas