A vitória eleitoral que impulsiona a independência da Escócia
Camilo Rocha
10 de maio de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h07)Partido a favor da separação do Reino Unido obtém bom resultado na disputa parlamentar e tenta emplacar novo plebiscito. Brexit ajudou a fortalecer nacionalismo local
Temas
Compartilhe
Escoceses fazem manifestação em Glasgow pela independência em referendo
Eleições parlamentares da Escócia em 2021 renovaram o entusiasmo do movimento que defende a independência do país, hoje parte do Reino Unido. Os resultados finais da votação foram divulgados no domingo (9), com vitória do partido pró-independência SNP (Scottish National Party), da primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon. O grupo conquistou 64 cadeiras, bem à frente das 31 do Partido Conservador e das 22 do Partido Trabalhista.
Embora o SNP não tenha conseguido a maioria parlamentar, a soma das suas cadeiras com as 8 do Partido Verde Escocês, também pró-independência, garante um número majoritário potencialmente a favor de um plebiscito sobre a separação do país. Ainda no domingo (9), Sturgeon afirmou que, passada a pandemia, seu foco será “dar às pessoas da Escócia o direito de escolher seu futuro”. Segundo ela, o plebiscito “é a vontade do país”. Já existe um projeto de lei que propõe o ano de 2023 para a votação popular.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas