O pedido inédito de investigação contra um ministro do Supremo
Fernanda Boldrin
12 de maio de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h07)Polícia Federal quer abrir inquérito contra Dias Toffoli baseado em delação premiada do ex-governador Sérgio Cabral
O ministro do Supremo Dias Toffoli em sessão da corte
A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de abertura de inquérito contra o ministro da corte Dias Toffoli. O pedido é embasado em delação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que disse ter tomado conhecimento sobre suposto repasse ilegal ao ministro. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo na terça-feira (11). Essa é a primeira vez que um pedido de investigação da Polícia Federal contra um ministro do Supremo chega ao tribunal.
Segundo informações da delação premiada do ex-governador obtidas pelo jornal, Toffoli teria recebido R$ 4 milhões para favorecer dois prefeitos fluminenses em processos no Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi ministro no TSE de 2012 a 2016, tendo presidido a corte de maio de 2014 a maio de 2016. A venda de decisões judiciais configura crime de corrupção passiva. Toffoli nega recebimento de valores ilegais ou favorecimento de qualquer político.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas