Expresso

A rede subterrânea que inspirou ‘Underground Railroad’

Aline Pellegrini

17 de maio de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h08)

Nova minissérie de diretor premiado usa um trem como metáfora para contar a história do esquema clandestino de auxílio a pessoas escravizadas nos EUA do século 19

Temas

Compartilhe

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em um lugar fechado, mulher negra com vestido cinza e desgastado segura uma tocha perto de uma escada

A personagem Cora em cena de ‘Underground railroad’

A história da fuga de duas pessoas escravizadas do sul dos EUA marca a estreia de Barry Jenkins, vencedor do Oscar pelo longa “Moonlight”, em uma produção para a TV. A série “The underground railroad: os caminhos para a liberdade”, disponível na plataforma de streaming Amazon Prime, traz uma adaptação do premiado livro homônimo de Colson Whitehead.

Os dez episódios da minissérie de Jenkins apresentam a trajetória de Cora (Thuso Mbedu) e seu amigo César (Aaron Pierre), pessoas escravizadas que escapam do perverso dono de uma plantação de algodão na Geórgia. Uma rede abolicionista oferece suporte à fuga da dupla por meio de uma ferrovia subterrânea a que dá nome à minissérie.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas