A trajetória das regras para dar mais diversidade à política
Fernanda Boldrin
15 de outubro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h27)Mecanismos para melhorar representatividade começaram nos anos 1990 com foco em candidaturas de mulheres e depois passaram a mirar a população negra
Congresso Nacional
O início de outubro de 2021 marcou o fim do prazo para mudanças nas regras que vão guiar as eleições de 2022. Algumas delas tentam melhorar a representatividade na política. É o caso do chamado “peso 2”, que busca incentivar os partidos a apostarem nas candidaturas de negros e mulheres.
A novidade é mais um passo na criação de mecanismos que buscam reduzir desigualdades na busca pelo poder. Apesar de negros e mulheres representarem cerca de metade da população, eles ainda são minoritários no ambiente da política institucional.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas