Qual o papel de Linn da Quebrada no BBB para a visibilidade trans
Isadora Rupp
28 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h19)Cantora vem assumindo atitude didática ao falar sobre a própria identidade em horário nobre. Ativistas falam ao ‘Nexo’ sobre a importância e os limites da sua participação no reality
A cantora e atriz Linn da Quebrada no BBB 22.
A 22° edição do Big Brother Brasil trouxe entre os nomes que mais geraram expectativa o da cantora, compositora, atriz, performer e ativista social Linn da Quebrada, de 31 anos. Ela entrou na casa como parte do grupo intitulado “camarote”, de pessoas famosas que se unem aos até então desconhecidos do grupo “pipoca”. O formato, inserido no BBB em 2020, renovou o sucesso do programa e fez o reality show voltar a dominar conversas no país.
Em menos de 24 horas no BBB, Linn, que se identifica como travesti e tem a palavra “ela” tatuada na testa, foi alvo de um tipo recorrente de transfobia – outros participantes se referiram a ela pelo pronome masculino. A repercussão nas redes sociais levou a Rede Globo a tratar do assunto de maneira clara e sucinta em uma conversa ao vivo entre o apresentador Tadeu Schmidt e os brothers. Nela, Linn deixou claro que quer ser chamada pelo pronome feminino.
No Dia da Visibilidade Trans, celebrado neste sábado (29), o Nexo fala sobre como a identidade de gênero da cantora aparece no reality show, relembra outros exemplos de personagens e pessoas trans e travestis que tiveram espaço no horário nobre, e traz o depoimento de três ativistas sobre a importância e os limites da participação de Linn no BBB para a visibilidade trans.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas