Expresso

O que esperar do União Brasil, o partido do bilhão em 2022

Isadora Rupp

08 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h20)

Com fusão entre PSL e DEM aprovada pela Justiça Eleitoral, nova legenda nasce grande, tende a encolher até a campanha, mas mesmo assim terá em mãos o maior volume do ano em recursos públicos

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO /REUTERS

Luciano Bivar, ACM Neto e outros líderes de mãos dadas erguidas para o alto na convenção nacional que aprovou a fusão do PSL e do DEM em União Brasil, em outubro de 2021.

Luciano Bivar, ACM Neto e outros líderes na convenção nacional que aprovou a fusão do PSL e do DEM em União Brasil, em outubro de 2021.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na terça-feira (8) a criação do União Brasil, nascido da fusão entre DEM (Democratas) e PSL (Partido Social Liberal). A junção deu origem ao maior partido político do país em termos de representação no Congresso, com deputados federais e senadores.

Esse número tende a cair na janela em que parlamentares são autorizados a trocar de legenda, mas o volume bilionário de verbas públicas para o ano de 2022, somando os fundos partidário e eleitoral, já está garantido para a direção da agremiação. O número do União Brasil na urna será 44.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas