As primeiras horas da invasão russa à Ucrânia em 16 imagens
Marcelo Roubicek
24 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 18h46)O ‘Nexo’ reuniu registros de destruição, movimentação de tropas e êxodos de civis em cidades ucranianas atingidas por ataques ordenados pelo Kremlin
Temas
Compartilhe
Engarrafamento na saída da cidade de Kharkiv
A Rússia deflagrou nas primeiras horas de quinta-feira (24) uma invasão à Ucrânia . Os ataques começaram após um pronunciamento do presidente russo, Vladimir Putin, que prometeu “desmilitarizar e desnazificar” a Ucrânia e disse que qualquer tentativa de interferência internacional geraria consequências “nunca vivenciadas”.
As tensões entre os dois países se intensificaram desde o fim de 2021, sobretudo no leste da Ucrânia, na região de Donbass, que abriga duas áreas separatistas pró-Rússia: Donetsk e Luhansk . Os ataques russos à Ucrânia na quinta-feira, porém, não se restringiram ao leste. Houve explosões na capital Kiev, ao norte, e em cidades como Odessa, ao sul, e Kharkiv, no nordeste. Há também relatos de avanço terrestre de tropas russas em outras regiões.
A Ucrânia fala em uma “ invasão total ” – o governo movimentou tropas para combater os russos e declarou lei marcial . Em Kiev, há registro de fuga em massa de civis. Neste texto, o Nexo reúne imagens que mostram o quadro das primeiras horas da invasão russa da Ucrânia.
Os primeiros relatos de ataques em território ucraniano começaram pouco após o pronunciamento de Putin na madrugada de quinta. Em Kiev, equipes da emissora americana CNN captaram, ao vivo, os sons de algumas das primeiras explosões na capital.
CNN’s Matthew Chance in Kyiv, Ukraine, stops his live reporting to put on gear as he and the team hear loud explosions near the city. https://t.co/y7MglyEtcd pic.twitter.com/YShfN9OBQf
— CNN (@CNN) February 24, 2022
Ao longo do amanhecer, a fumaça das explosões reforçou as cenas de guerra na capital da Ucrânia. Uma sirene de ataques chegou a soar em Kiev, conforme captado pela CNN.
As duas imagens abaixo mostram um incêndio próximo a um prédio do Ministério da Defesa na cidade.
Explosão registrada no Ministério da Defesa em Kiev
Fumaça próxima ao Ministério da Defesa em Kiev
Outras imagens também captam o estrago causado pelas explosões em Kiev. A foto abaixo mostra um local próximo à capital ucraniana que foi atingido pelos ataques.
Área atingida por explosão perto de Kiev
Parte considerável dos ataques russos teve como alvo aeroportos em diferentes regiões da Ucrânia. A imagem abaixo mostra um avião das Forças Armadas ucranianas que foi atingido próximo a Kiev.
Aeronave ucraniana abatida nos arredores de Kiev
Os registros de explosões vão além da capital. As imagens abaixo mostram, respectivamente, locais atingidos por ataques em Dnipro, no centro-leste do país, e em Kharkiv, no nordeste ucraniano.
Explosão registrada em Dnipro
Projétil em rua atingida em Kharkiv
Os ataques russos levaram à movimentação de tropas ucranianas em diferentes partes do país. O saldo de óbitos ainda é incerto, mas a Ucrânia fala em pelo menos 40 soldados mortos.
Os registros feitos nas duas fotos abaixo mostram ações de tanques na cidade de Mariupol, no leste ucraniano. O local fica próximo às áreas separatistas e foi um dos atingidos por explosões na quinta-feira.
Tanques ucranianos se movimentam em Mariupol, no leste do país
Soldados ucranianos em tanque em Mariupol, no leste do país
Também ao leste, a imagem abaixo mostra soldados ucranianos transportando mísseis em uma estrada próxima à cidade de Kharkiv, que fica próxima à fronteira nordeste com a Rússia.
Tropas ucranianas transportam mísseis perto de Kharkiv
Tropas ucranianas também se movimentaram na capital, Kiev. A foto abaixo mostra caminhões levando tanques à cidade.
Caminhões transportam tanques perto de Kiev
Cerca de três milhões de pessoas moram na capital ucraniana, a maior cidade do país. Ao longo da manhã, Kiev registrou cenas de êxodo de moradores.
Houve engarrafamentos em vias para sair da cidade e filas enormes em locais como postos de gasolina, supermercados e caixas eletrônicos. As estações de trem e rodoviárias também também ficaram lotadas.
Congestionamento para sair de Kiev após explosões atingirem a cidade
Mulher sentada em estação de trem em Kiev
Cenas semelhantes também ocorreram em outras cidades. A foto abaixo mostra fila para retirar dinheiro em Donetsk, uma das cidades controlada por separatistas pró-Rússia e que esteve no foco da escalada de tensões.
Fila para sacar dinheiro em caixa eletrônico em Donetsk, no leste da Ucrânia
Em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, com cerca de 1,4 milhão de habitantes, as estradas também ficaram cheias.
Em regiões de fronteiras com outros países como Polônia e Hungria, alguns ucranianos decidiram cruzar a divisa após o início dos ataques. A foto abaixo mostra um grupo que entrou a pé na cidade húngara de Beregsurany, que faz fronteira com a Ucrânia.
Ucranianos em Beregsurany, na Hungria, após cruzar a fronteira
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas