Expresso

A pressão da Austrália ao trabalho de influenciadores

Cesar Gaglioni

27 de abril de 2022(atualizado 28/12/2023 às 23h01)

Governo australiano impõe medidas mais incisivas a publicidades feitas por influencers nas redes sociais, seguindo passos de outros países

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FOTO: DADO RUVIC/07.FEV.22

Logo do Instagram em tela de celular

Logo do Instagram em tela de celular

A Austrália está pressionando o mercado de influenciadores digitais com regulações. A partir de 1º de maio, os influencers que lidam com saúde, bem-estar, finanças pessoais e criptomoedas serão encorajados a seguir um novo conjunto de regras sobre o tema. A partir de 1º de julho, serão obrigados a se adequar, sob pena de multa e, em casos mais graves, prisão de até cinco anos.

O texto foi redigido pelo governo australiano em parceria com a Associação Australiana de Publicidade – organização que reúne os principais nomes do mercado publicitário. A justificativa é de que o mercado de influencers se tornou grande demais para continuar sem regulação. Movimentos semelhantes ocorrem em outros países, como China, Reino Unido e até mesmo o Brasil.

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